quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

O Tie-dye possui uma origem incerta. As referâncias são muitas, principalmente vindas do Oriente... China, Japão, Índia, Marrocos, Indonésia, Polinésia...Também possuimos muitas citações de países africanos que possuem técnicas de tingimento genias, e na foto acima, podemos conferir uma típica artesã de Gana vendendo seus tecidos, semelhantes à Chita brasileira, e dentre eles alguns estampados com a técnica de tie-dye e shibori. E se formos pensar bem, antigamente toda a humanidade, povos de todas as regiões do planeta deviam fazer suas próprias roupas e estampas...então, as técnicas são muitas, e bem antigas também...


No século XX, o Tie Dye volta à tona com os movimentos de contracultura surgidos

na Europa e Estados Unidos, como os Beatniks e os Hippies.. Os primeiros eram jovens que gostavam de literatura, poesia, zen budismo, e eram considerados mais intelectuais e contestadores.
Largavam a vida padronizada pelo capitalismo para viverem à beira das estradas, pegando caronas e indo atrás de seus ideais filosóficos, que no caso dos beatniks se localizavam na porção oriental do globo terrestre...


Já os hippies eram mais "lights"...não possuiam "tantos" ideais como os beatniks, mas mesmo assim revolucionaram o mundo. Com estes dois movimentos muito fortes nos anos 60 e 70, a onda do "faça você mesmo" tomava conta das cabeças pensantes, fresquinhas e criativas dos jovens da época, e o tie-dye se tornou uniforme e símbolo de toda essa geração.


Mais atualmente, o tie-dye toma conta das passarelas e da moda verão 2009, e todas as publicações, sites e revistas são unânimes em dizer: o Tie-dye é a principal tendência do verão que já tá chegando...Mas pesquisando esses mesmos sites, vi que mais que o Tie -Dye, o que mais esta em voga na moda hoje é o "Dip-Dye", um tingimento mais uniforme, uma espécie de degradê, que pode ser feito com cores diversas e produz um efeito visual deveras interessante!
Então pessoal, pra quem já é apaixonado pela "coisa", aproveitem que surgirão muitas peças lindas e interessantes durante os próximos meses, e pra quem ainda não usou, que tal experimentar? Atentem também para as novas técnicas, como o Dip-Dye, lindo demais!


Nenhum comentário: